
O clique de Buzz Aldrin na Lua é cercado de teorias da conspiração, com muitos internautas acreditando fielmente que a foto foi fabricada artificialmente.
+ Relatório revela queda nas vendas globais de smartwatches pela primeira vez
+ República Tcheca envia caça Gripen para proteger espaço aéreo da Islândia
Ao lado de Neil Armstrong, Aldrin foi o sujeito que estrelou algumas das mais icônicas fotos tiradas no satélite natural da Terra durante a passagem da dupla no corpo celeste em 20 de julho de 1969.
Mas agora, Michael Ranger, um homem que se autointitula um “arqueólogo digital” no Reddit, se esforçou para encontrar mais detalhes nessas imagens da NASA.
Em uma das fotos mais famosas de Aldrin, tirada por Armstrong, é possível ver o comandante e o planeta Terra no reflexo em seu capacete. Então, Ranger conseguiu aguçar o que estava no visor e transformá-lo em uma imagem panorâmica de 360°.
“As viseiras dos trajes espaciais são revestidas de ouro, então corrigi a cor dourada usando a foto inteira como referência de cor para as cores do mundo real”, disse Ranger ao PetaPixel.
“Também adicionei mais espaço no corte inicial da foto ao redor das bordas da viseira para que, quando ela fosse desembrulhada, contabilizasse com mais precisão o espaço na imagem final de 360° que representa o interior do capacete.”
Ranger ainda chamou a atenção para o “ponto azul pálido” na imagem, que se trata do nosso planeta, algo que era difícil de ver na foto original. Ele ainda foi capaz de transformar a cena em um vídeo de “POV” panorâmico, o que deixou os internautas maravilhados.
“Isso é realmente incrível. Uma ideia superúnica que eu não acredito que nunca vi antes. Aposto que você conseguiria fazer isso com várias fotos da Apollo!”, analisou um. “Você acabou de tornar possível para as pessoas viverem o momento. Obrigado!”, disse outro.
Foto e vídeo: Michael Ranger. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.